As manutenções preventivas são um conjunto de atividades que visam a recuperação do desempenho de elementos e sistemas construtivos, conforme previsto em projetos e dentro do prazo de vida útil. São ações planejadas de controle e monitoramento dos equipamentos, sistemas prediais e de toda a edificação, que devem ser realizadas periodicamente de acordo com a ABNT NBR 5674/2012 – Manutenção de edificações.
Existe também a manutenção corretiva. Esta é realizada quando algum elemento é afetado de maneira inesperada. Porém, não é indicado que os equipamentos, elementos e sistemas de uma edificação cheguem a tal ponto, pois estes danos podem prejudicar a edificação como um todo, de forma descontrolada, além de culminar em gastos de grande proporção para o conserto e retorno da funcionalidade do objeto, sem contar que podem resultar em acidentes, e problemas relacionados à segurança dos usuários.
A inexistência da manutenção preventiva causa prejuízo funcional aos sistemas, perda precoce do desempenho e redução do prazo de vida útil da edificação. Além disso, os gastos com reparos e reformas são muito maiores e ocorrem de forma mais acentuada nos edifícios.
É importante ressaltar que cada componente de uma edificação possui um período diferente de manutenção, e variam de acordo com o tipo de material utilizado, local de exposição, tipo de uso, etc. Dessa forma, recomenda-se a Inspeção Predial ou visita técnica, no caso de residências unifamiliares, para que um Engenheiro Civil e Diagnóstico possa avaliar e direcionar um plano de manutenção adequado para cada caso, conforme a ABNT NBR 14037/2011 – Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações.
Entre em contato com a Adenge e agende seu orçamento!