Sabemos que a execução de uma obra pode gerar muitas dores de cabeça aos clientes se não for gerida por um profissional capacitado, habilidoso e experiente.
Especificação de materiais, mão de obra, etapas executivas, contratação de terceiros, planejamento, estoque de materiais, tudo isso e diversos outros fatores compõem a enorme lista de deveres e afazeres em uma obra.
Mas qual a diferença entre gerenciamento de obras e acompanhamento?
O gerenciamento é realizado pelo responsável técnico de maneira mais próxima às decisões da obra, ou seja, é quem planeja de fato o orçamento, as etapas executivas, o cronograma da obra, etc.
Já o acompanhamento técnico são somente algumas visitas, geralmente realizadas por outro engenheiro, que não tem o intuito de interferir no andamento da obra, e sim registrar os fatos, como uma forma de supervisionar a execução.
É importante lembrar que um acompanhamento técnico não substitui o gerenciamento, que deve ser realizado também por um engenheiro civil ou arquiteto. Não é permitido, de acordo com a Lei 5.194 de 1966, que outros profissionais (como pedreiros, carpinteiros, dentre outros) realizem este tipo de serviço.
Se já tenho um gestor de obras, em quais casos devo contratar outro profissional para acompanhar minha obra?
O acompanhamento realizado por outro profissional traz maior segurança para o cliente, visto que, em sua maioria, são leigos e, em alguns casos, necessitam de um auxílio especial, como é o caso de síndicos de condomínios residenciais. Neste caso, o síndico contrata outro engenheiro para que fiscalize a obra e, dependendo do contrato, este profissional fica responsável por realizar o registro fotográfico da obra, bem como emitir um Laudo de Acompanhamento de Obra, identificando os serviços executados em determinado período
A Adenge trabalha de ambas as formas: gerenciando e acompanhando obras.
Entre em contato conosco, teremos o prazer em lhe ajudar!



